Monday, August 18, 2008

23/06/2008

Novamente acordei cedo, antes da hora prevista. Como não enxergo bem sem óculos, errei ao olhar o relógio. Preciso comprar um daqueles antigos, com mostrador grande e ponteiros luminosos!
Saímos de Split, deixando para trás um hotel maravilhoso, às 7h55. Já no ônibus o Guia vem, outra vez, com o papo de que vamos ver lugares maravilhosos antes de chegar a Dubrovnik.
Afora o melhor cenário de viagem, que é andar numa estrada onde, ao lado esquerdo do ônibus é montanha, e ao lado direito é o Mar Adriático, com praias paradisíacas, só vimos Makarska, um balneário croata da assim chamada “Riviera de Makarska”. Cidade greco-romana, que em sua orla está povoada de barcos e iates. Nessa época do ano, início de verão no hemisfério norte, parece que todo mundo sai de casa para “pegar sol”. Depois de Makarska há um trecho de 10 km, administrado pela OTAN, que é um corredor de saída para o mar pertencente à Bósnia. O guia tinha feito uma espécie de terrorismo, avisando que a gente não podia se levantar dentro do ônibus, nem tirar fotos, etc., mas nada aconteceu, passamos livremente pelo controle de fronteiras.
Às 13h00 chegamos a Dubrovnik, direto ao Hotel Excelsior, um 5 estrelas que, na guerra entre Sérvia, Bósnia e Croácia, deve ter perdido alguma. Fica devendo, e muito, ao Meridien Lev de Split.
Após largar as malas no quarto, saímos para uma caminhada de reconhecimento ao “casco antigo” da cidade, enfrentando um calorão insuportável. Voltamos ao hotel às 15h30, caí duro na cama e dormi até as 17h15. Devíamos ter ficado no hotel e ido à praia, que a gente avista da janela do quarto.
No programa está marcado, para a noite, um jantar e show folclórico. Já tremo nas bases só em pensar!
Não deu outra: mais um esquema “engana turista”, pois ambos, jantar e show, foram bem ruins. Estava tão cansado que dormi, apoiado no ombro da Sandra, durante o show. Dá para ver a qualidade do mesmo!